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A vida é muito curta para odiar o trabalho e perder tempo com um chefe ruim.
Saiba quando é hora pedir demissão e empreender
Muita gente tem interesse em empreender.
No entanto, não é todo mundo que toma coragem e se dedica à abertura de um negócio.
As pessoas deixam de se arriscar, em boa parte dos casos, por medos bastante compreensíveis.
Largar o emprego é o principal deles.
Sem o trabalho, o empreendedor depende de suas economias.
E, infelizmente, pode acontecer de a poupança acabar antes de a empresa se tornar rentável.
Por outro lado, o receio de arriscar pode estar acompanhado pela vontade de mudar.
De ganhar o que merece, largar o patrão chato e talvez atuar em uma área mais interessante.
Para o consultor americano Jeff Haden, as pessoas devem optar pelo empreendedorismo, apesar dos obstáculos, por uma simples razão: a vida é curta.
Temos pouco tempo, segundo Haden, para odiar o trabalho, ficar deprimido e desperdiçar oito horas ou mais, todos os dias, para ganhar um salário não muito bom. Em artigo no site da revista "Entrepreneur", Haden listou alguns problemas existentes no ambiente de trabalho.
Ele afirma que, se você passa por um (ou mais) desses problemas, talvez seja a hora de largar o emprego e abrir o próprio negócio. Confira alguns desses sinais: 1. Suas ideias não são valorizadas A inovação é essencial para a sobrevivência dos negócios.
No entanto, seu chefe discorda disso. Ele não é o único.
Aliás, há gente ainda pior: patrões que não são refutam a inovação, mas destratam quem sugere novidades.
Mais uma vez, a vida é muito curta para você aguentar gente desse tipo. Aplique suas ideias em algum lugar. Empreenda. 2. Você é criticado publicamente Todos precisam de críticas construtivas.
Um bate-papo com seu chefe pode trazer à tona aspectos que podem ser mudados e que você nem desconfiava.
O problema é quando seu superior faz críticas – nem sempre justas – em frente a outros colegas de trabalho.
Broncas devem ser dadas em locais mais reservadas. Segundo Haden, a vida é muito curta para sermos criticados (ou até humilhados) publicamente. 3. Ninguém agradece pelo seu esforço Elogiar é importante para manter a motivação de uma equipe.
Com um simples "obrigado", um chefe consegue demonstrar gratidão pelo trabalho de seus empregados.
Se o patrão sempre acha que você "está apenas fazendo sua obrigação", deixe-o – a vida é muito curta para lidar com gente mal agradecida, de acordo com o colunista.
4. Você não encontra um propósito para seu trabalho Haden afirma que todos gostam de se sentir como parte de algo maior.
No trabalho, é legal saber que a execução de uma tarefa causou um impacto positivo na vida de outras pessoas.
Entretanto, nem sempre isso acontece.
Neste caso, é mais provável que o empregado sinta que o tempo gasto no escritório é um grande desperdício.
Se você sente algo semelhante, uma alternativa para obter a completude na vida é empreender, pois só assim você poderá associar seus propósitos à vida profissional.
5. Você não tem a menor vontade de ir trabalhar Por melhor que seja um emprego, os empregados sempre têm momentos de desânimo, causados pela sobrecarga de trabalho, algum problema com um colega de trabalho ou problemas pessoais.
Só que quando os altos e baixos são substituídos por uma "má fase" ininterrupta, é melhor largar o emprego, segundo Haden.
Para ele, a vida é muito curta para ficarmos desanimados.